Como se livrar da dor de dente

Uma das dores mais intensas que se pode sentir são as dores de dente.
Muitas vezes a pessoa se força a suportar uma dor de dente esperando que ela passe sozinha, o que as vezes até acontece, mas isso não é um bom sinal, já que o tecido nervoso da polpa do dente ( parte interna formada de vasos sanguinas e nervos) pode levar pouco tempo para morrer ( umas 12 horas) e depois disso a dor passa, mas retorna depois de um tempo pois neste caso acontece a inflamação da gengiva ou da raiz do dente.
Em geral uma dor de dente é um alerta de que algo não anda bem, ela pode ser resultado de uma sinusite, principalmente se vários dentes de cima estiverem doendo ao mesmo tempo.

Dente do siso
Algumas vezes a causa do desconforto é o nascimento do dente do siso, isso ocorre em pessoas com mais de 18 anos e é possível verificar se a dor é bem nos dentes do fundo e utilizando um espelho ou pedindo para alguém próximo verificar se existe um dente despontando, se for este o caso você pode tomar sucos, sorvetes ou até chupar gelo, manter o local frio vai ajudar a diminuir a dor.

Sensibilidade
Outras  vezes , se o desconforto acontece apenas quando a pessoa consome alimentos muito quentes ou gelados pode ser apenas uma sensibilidade, neste caso é preciso evitar alimentos na temperatura que gera desconforto e tratar com cremes dentais próprios para sensibilidade.



















Dor intensa  e latejante
Ou uma dor forte ao morder ou consumir alimentos muito gelados ou quentes podem significar que um dos dentes esta quebrado, cariado, com uma obturação solta ou que a polpa do dente esta de algum modo danificada, o que pode acontecer devido a algum trauma no denteou a uma carie profunda.
Geralmente esse tipo de dor que vem de algum dano no dente vem acompanhada de inchaço no rosto e são dores agudas e constantes, onde se sente a parte de dentro do dente pulsar e existe a sensibilidade a pressão e a temperatura. Se essa dor persistir por mais de 30 minutos depois de uma refeição é hora de tomar uma atitude
Quando um dente começa a doer, a primeira atitude a tomar é ligar para seu dentista e pedir uma consulta de emergência, mas o que fazer se a dor de dente te pegar de madrugada ou em um fim de semana?

Acalmando a dor de dente
Neste caso será preciso tomar algumas medidas para diminuir o desconforto até que possa ser atendido pelo dentista.
Primeiro escove muito bem seus dentes e se puder passe o fio dental, as vezes um simples resíduo de alimentos (como palha de pipoca ou um pedaço de caramelo) podem causar dor e desconforto nos dentes.
Comece tomando algum analgésico, não o coloque no dente pois ele pode queimar ou danificar o esmalte dos dentes, as gengivas e a pele ao redor, se poder tome um anti-inflamatório , esses medicamentos fazem efeito entre 10 e 25 minutos, até lá, para diminuir sua dor faça bochechos.
Fazer bochecho com água morna e um pouco de sal pode ajudar a aliviar a dor e desinflamar a polpa do dente dolorido, assim como utilizar  uma tampa ou duas de Solução tópica malvona pura ou diluída em um pouco de água (a solução é bastante forte) para fazer bochechos costuma dar um bom alivio na dor.
Muitas vezes o dente doí pois esta quebrado ou furado e  o contato com o ar frio pode causar dores intensas, se o dente estiver com buracos( carie profunda ou quebrado) a dor vai aumentar quando a pessoa abrir a boca, como é quase impossível permanecer com a boca fechada por muitas horas é possivel acalmar a dor com um algodão embebido em óleo de cravo, malvona , própolis ou  cobrir o furo com cera dental que pode ser encontrada em farmácias. Uma gota de adesivos usados para fixar dentadura também podem ajudar a resolver o problema até você poder ir ao dentista.
Algumas vezes o rosto de quem esta com dor de dente incha bastante, por isso faça uma compressa com bolsa de gelo na bochecha que esta inchada, mas não aplique o gelo diretamente sobe a pele, envolva a bolsa em um pano ou guardanapo e não deixe sobre o local por mais de 15 minutos pois isso pode queimar a pele do local.
Se for ficar deitado ou dormir, coloque um travesseiro ou mais de um sob a cabeça de modo que a cabeça fique elevada, isso diminuem a pressão na cabeça e pode diminuir o latejar do dente dolorido.
Se precisar comer antes de ir ao dentista, evite alimentos muito quentes ou gelados, alimentos duros também devem ser evitados e não se deve mastigar do lado que esta dolorido.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...