Como fazer um contrato de aluguel

Quem deseja alugar um a casa ou salão comercial precisa tomar alguns cuidados para não ter aborrecimentos futuros.
 Tanto o proprietário quanto quem deseja alugar precisam resguardar seus direitos e deixar clara suas obrigações para que no futuro não hajam desentendimentos.
Antes de alugar é preciso que se avalie as condições do imóvel e que se faça um inventario das condições gerais da casa ou salão comercial já que o locatário tem obrigação de devolver o imóvel nas mesmas condições  em que foi alugado.
Por isso é necessário fazer um contrato de aluguel  que especifique as obrigações e direitos do locatário, as condições gerais do imóvel, as obrigações e deveres do proprietário  Além disso é preciso informar sobre as regras gerais do contrato de aluguel do imóvel, medidas a tomar caso o imóvel precise de reformas durante o período de contrato de aluguel, sobre permissão ou proibição de animais domésticos, uso da garagem caso o imóvel divida terreno com outro imóvel alugado ou de moradia do proprietário.
É muito importante que ao fazer o contrato de aluguel de imóvel residencial ou comercial  fique bem claro o que diz respeito a valores do aluguel, data de vencimento, multas por atraso, datas de reajuste do valor  combinado, data de inicio e fim do contrato e toda informação relevante a  respeito de contas de consumo como água e energia elétrica, gás se o imóvel tiver gás encanado, condomínio caso o imóvel esteja localizado dentro de conjunto residencial que cobre condomínio e IPTU.

como financiar casa com nome sujo

como usar FGTS para comprar casa



 Caso o imóvel seja em um terreno onde existam outros imóveis alugados, se as contas mencionadas acima vão ser divididas e se forem como vai ser feita a divisão
Ao fazer um contrato de locação de imóvel existem algumas informações que não podem faltar.
As informações do locador essenciais para fazer um contrato de aluguel de imóvel são o RG, CPF, Profissão, estado civil, Nome completo, nacionalidade, endereço de residencia, telefone para contato e caso este seja casado ou viva em união estável são necessárias as mesmas informações sobre o cônjuge.
O locatário também deve ter seu nome completo, numero do RG e CPF, profissão, endereço residencial, telefone para contato e estado civil descritos no  contrato de aluguel de imóvel, caso seja casado ou viva em união estável as mesmas informações de seu cônjuge devem constar no contrato de locação de imóvel.
Também é preciso descrever para qual fim o imóvel esta sendo alugado, Se comercial ou residencial e também uma descrição dos cômodos da casa, se existem defeitos no imóvel como rachaduras, fios expostos ou umidade, o laudo de  vistoria com a descrição detalhada   do imóvel e o endereço onde ele fica localizado.
Depois são necessárias as informações financeiras e a respeito de condições gerais de locação, como data e inicio e termino do contrato, valor do aluguel, data de vencimento em que deve ser paga o aluguel a cada mês, multa caso o contrato seja quebrado por uma das partes, forma de reajuste, regras de uso do imóvel (caso deseje proibir animais ou outras condições impostas ) comprometimento de pagamentos extras como água, energia elétrica, valor do IPTU e condomínio e etc.
Caso o locador exija que o locatário seja amparado por um fiador são necessárias  que as seguintes informações do fiador constem no contrato.  Nome completo, Numero do RG, CPF, nacionalidade, profissão estado civil ( se casado ou vivendo em união estável deve colocar as mesmas informações sobre o cônjuge)além de endereço residencial e  telefone de contato.
Ao registrar em cartório um contrato de aluguel de imóvel também são necessárias 2 testemunhas para assinar o contrato juntamento com o locador ( e cônjuge) o locatário ( e cônjuge) e o fiador  ( e cônjuge).
Também é necessário que o locatário  apresente cópias dos seguintes documentos pessoais ( também  cópias dos mesmos documentos dos cônjuges) RG, CPF, Certidão de nascimento, casamento ou união estável  comprovante de renda dos últimos 3 meses ( Holerite, carteira de trabalho assinada) comprovante de residencia, recibo de condomínio e aluguel da ultima casa em que morou caso tenha sido inquilino além de certidões negativas de distribuidores cíveis e de protesto dos últimos 30 dias E o fiador precisa entregar cópias de RG, CPF, Certidão de nascimento, casamento ou união estável, comprovante de renda dos últimos 3 meses, escritura de imóvel próprio, certidão de registro imobiliário dos últimos 30 dias e certidão dos distribuidores de protestos civis.
O contrato de aluguel precisa ser registrado em cartório e ter firma reconhecida do locador, locatário e fiador.
Vale lembrar que contas como IPTU, Condomínio, água, energia elétrica são de responsabilidade do inquilino e devem constar no contrato.
 Se achar complicado fazer um contrato de aluguel sozinho ou tiver duvidas sobre como escrever as clausulas você pode colocar seu imóvel para alugar por uma imobiliária que cuida de todo documentação para você ou pedir auxilio a um advogado.

Um comentário:

  1. Muito boa as dikas,mas ouvi dizer que o locatário só precisa colocar os dados do cônjuge se a locação for superior a dez anos,será?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...