É cada vez mais comum no Brasil que as pessoas formem famílias sem oficializar a união, seja porque casamento pode ser muito caro e algumas famílias não tem condições de arcar com os custos da documentação ou porque uma das partes do casal já tenha tido um outro casamento e ainda não tem a sentença de divorcio mesmo já tendo constituído uma nova família.
A maioria dos casais vivem se se preocupar em fazer uma certidão de união estável até realente precisar dela, como é ocaso de algumas empresas que só permitem que o convenio medico se estenda ao companheiro mediante apresentação de certidão de casamento ou união estável.
 Também em casos de financiamento de imóveis nos quais seja necessário a renda de ambos os companheiros é exigida a certidão de união estável.
Todo casal que vive uma relação duradoura, publica , solida e que já formou ou pretende formar uma família tem direito a pedir uma certidão de união estável que da direito a herança, pensão alimentícia e pode incluir comunhão parcial ou total de bens.

Como casar de graça

Como se divorciar rápido



Para fazer a certidão de união estável o casal precisa ir a um cartório com seus Documentos de identificação (RG, CNH, Carteira de trabalho) e CPF junto com duas testemunhas de que existe uma relação estabelecida já a algum tempo. Não é necessário agendar no cartório, nem apresentar provas de tempo do relacionamento, também não é necessário que o casal viva sob o mesmo teto.
A certidão de união estável pode ser convertida a qualquer momento em casamento.
Ao fazer uma certidão de união estável o estado civil do casal não muda, ou seja, ambos continuam a ser solteiros, também não se pode agregar o sobrenome do companheiro.
Casais com anos de convivência e relação podem fazer certidão de união estável constando a data do inicio da relação,  sem precisar perder os direitos a bens construídos juntos devido a problemas burocráticos.
Caso a relação termine após  fazer a certidão de união estável é preciso  fazer a revogação em cartório, levando duas testemunhas que confirme]m o fim do relacionamento e fazer a divisão de todos os bens conquistados  durante a relação.

0 comentários: